Inovação em Serviços

 

Ementa:

Serviços: definição, características, fatos e mitos. Características dos serviços. O conceito de relação de serviço. Lógicas e operações de serviço. Diferentes ramos de serviços. Serviços públicos e serviços privados. Inovação em serviços: desafios conceituais. Teoria da inovação e os serviços no marco teórico neo-schumpeteriano. Abordagens teóricas sobre o processo de inovação em serviços: abordagem tecnicista, baseada em serviços e integradora. Tipos de inovação e modelos de inovação em serviços. Organização, aprendizado, competências e estratégias de inovação em serviços. Serviços e sistemas de inovação. Os serviços como agentes de inovação nos demais setores de atividade. Inovação em ramos específicos dos serviços. Inovação nos serviços intensivos em conhecimento (KIBS). Inovação em serviços e estratégias de internacionalização. Políticas públicas para inovação em serviços e para articulação dos serviços com os demais setores de atividade.

 

Bibliografia

Gustafsson et al (2020) - Service Innovation - A New Conceptualization and Path Forward.

Moreira et al (2020) - The genealogy of service innovation - the research field tells its own story.

Witell et al (2016) - Defining service innovation - A review and synthesis.

Snyder et al (2016) - Identifying categories of service innovation - A review and synthesis of the literature.