O Programa de Pós-Graduação (PPGA) está pautado em uma área de concentração, a Administração, e quatro linhas de pesquisa, descritas abaixo.

 

Administração Pública e Políticas Públicas (APPP)

 

A linha de pesquisa Administração Pública e Políticas Públicas (APPP) produz conhecimentos, tecnologias e inovações, por meio de estudos, pesquisas e diagnósticos, com utilização de distintos referenciais teóricos e metodológicos. O objetivo é melhorar a administração pública, bem como os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Os principais temas de interesse incluem desempenho, governança, legitimidade, inovação, tecnologia e compras públicas, bem como outros temas relevantes aplicáveis aos distintos ramos da administração pública – executivo, legislativo e judiciário.

 

Coodenador: Profa. Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Estratégia, Marketing e Inovação (EMI)

 

A linha de pesquisa de Estratégia, Marketing e Inovação (EMI) é bastante ampla com temáticas específicas e variadas em cada uma de suas ramificações. Em Estratégia, abrange estudos ligados a estratégias de redes e relacionamentos interorganizacionais, análise de redes sociais, relacionamentos informais, relação Estado – Sociedade, estratégia e competitividade, avaliação da competitividade das empresas, avaliação do comportamento estratégico, planejamento estratégico, teoria de stakeholders, desempenho. Em Marketing, busca investigar comportamento do consumidor e seus aspectos culturais, com base em valores humanos e valores culturais; consumo sustentável, bem-estar do consumidor, consumo consciente e aspectos éticos e culturais ligados ao consumo, consumidores vulneráveis, marketing social; além de estratégia de marketing, desempenho de marca, indicadores de desempenho estratégico e competitivo, métodos experimentais de pesquisa, pesquisa de mercado, Big Data, marketing de relacionamento (CRM) no setor privado e público, marketing de serviços. Em Inovação, compreende estudos ligados a adoção, aceitação e difusão de Tecnologias de Informação e Comunicação para o autosserviço no varejo e nos serviços prestados via Electronic Government(e-Gov), inovação em serviços, modelos de inovação no Setor Público; bem como indutores, barreiras, facilitadores, co-criação e capacidades de inovação no Setor Público, laboratórios de inovação e design thinking no Setor Público.

 

Coordenadora: Prof. Raul Yukihiro Matsushita

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas (EOGP)

 

A linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas (EOGP) abarca a identificação, análise e interpretação de variáveis individuais, sociais e organizacionais relacionadas à presença humana no trabalho. No geral, seus temas de pesquisa partem de perspectivas gerencialistas e críticas de atuação, pesquisa e interpretações da realidade laboral, com múltiplos espaços para construção do saber. Mais especificamente: a) Estudos Organizacionais Críticos, b) LGBT no Ambiente de Trabalho, c) Avaliação de impactos de programas de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações TD&E, d) Tecnologias inovadoras em TD&E, e) O papel da aprendizagem e de açőes de treinamento em contextos de inovação de processos, f) Desenho e gestão do teletrabalho e seus efeitos sobre a produtividade, a qualidade de vida e o vínculo do teletrabalhador com a organização, g) Gestão de Pessoas no Setor Público, h) Desempenho humano e organizacional em organizações públicas e privadas, i) Comportamento organizacional aplicado em organizações públicas e privadas, j) Modelagem multinível aplicada à investigação de variáveis tipificadas no comportamento organizacional.

 

Coordenador: Prof. Luciano Rossoni

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Finanças e Métodos Quantitativos (FMQ)

 

A linha de pesquisa de Finanças e Métodos Quantitativos (FMQ) aborda temas associados a finanças corporativas, gestão de riscos financeiros, administração deportfólios e processo decisório em organizações não-financeiras e instituições financeiras utilizando métodos quantitativos baseados em estatística, econometria, econofísica, computação, aprendizagem de máquina, inteligência artificial.

 

Coordenador: Prof. Carlos Rosano Peña

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.