Gestão Estratégica de Marketing

 

Ementa:

Avaliação de desempenho em marketing. Dinâmica das estratégias mercadológicas. Elasticidade demanda. Indicadores de crescimento empresarial: participação e penetração de mercado, receita, lucro e valor da marca. Impacto de estratégias de comercialização online e offline. Estratégias de marketing do varejo e do fornecedor. Estratégias de lançamento de marcas no mercado. Formulação de estratégias de competitividade das marcas: preço premium e promocional, campanhas publicitárias, força da marca e diferenciação.

 

Bibliografia

Bagwell, k. (2007). The economic analysis of advertising. In: r. Schmalensee; m. Armstrong; r. Willig (eds.), Handbook of Industrial Organization (v. 3, , p. 1701-1844.). Oxford: Elsevier.

Ehrenberg, Andrew S.C., Uncles, M., & Goodhardt, G. (2004). Understanding brand performance measures: Using dirichlet benchmarks. Journal of Business Research, 57(12), 1307-1325.

Foxall, G.R. (2019). The theory of the marketing firm. Managerial Decision Economics, 40(6), 1–21.

Hunt, S. (2010). Marketing theory: foundations, controversy, strategy, resource advantage theory. New York: M. E. Sharpe.

Porto, R. B., & de Abreu, F. A. (2018). Investment in online advertising and return on sales: Does it pay to outsource the services to an advertising agency?. Journal of Marketing Communications, 1-18.

Porto, R.B. & Foxall, G. (2019). Marketing firm performance: When does marketing lead to financial gains? Managerial Decision Economics, 40(6), online.

Roberts, J. H., Kayande, U., & Stremersch, S. (2014). From academic research to marketing practice: Exploring the marketing science value chain. International Journal of Research in Marketing, 31(2), 127-140.